O QUE É
FACTORING?

No Brasil, o fomento mercantil, também chamado de fomento comercial, - factoring - é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios - que seriam pagos a prazo - através de títulos a um terceiro, que compra estes à vista, mas com um desconto. É instituto do direito mercantil que tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva, de empresas mercantis ou prestadoras de serviços, notadamente pequenas e médias empresas. A operação é pactuada em contrato onde são partes a sociedade de fomento mercantil e a empresa-cliente.

A partir deste entendimento, a VP Financial disponibiliza os melhores recursos para suprir sua empresa em todos os processos, que vão desde a compra de matéria-prima, passando pela produção, trâmites internos, marketing, análise de crédito, venda e, por fim, o recebimento.

Fomentar é promover o progresso. Significa estímulo, impulso, auxílio. É com este propósito que a VP Financial surgiu, com o objetivo de assessorar e fomentar pequenas e médias empresas para que desenvolvam total capacidade de produção e operação, sem que as desventuras do mercado econômico seja um empecilho a seu progresso.

VANTAGENS DIRETAS

• Pagamento à vista, de vendas realizadas a prazo, pelo empresário.
• Garantia de pagamento de créditos comerciais.
• Ampliação do capital de giro das empresas.
• Redução do endividamento das empresas, proveniente de clientes inadimplentes.
• Disponibilidade imediata de dinheiro, amenizando as restrições impostas pelos bancos.
• Acesso seguro às exportações – pagamento à vista, no ato do embarque- entrada no crédit rating de clientes situados em outros países.
• Acesso ao Export-import – Comércio internacional, entre duas empresas de factoring, sendo uma situada no país importador e a outra, no país exportador, integrando uma cadeia internacional.
• Capitalização da empresa

VANTAGENS INDIRETAS

• Capitalização da sua empresa
• Aprimoramento de estruturas financeiras – simplificação contábil e redução de custos fixos nas vendas a prazo, eliminando esforços de cobrança de crédito duvidoso.
• Reorganização interna dos setores administrativos e contábil, com redução de custos internos.
• Maior confiança de expansão nas vendas das empresas.
• Otimização da capacidade gerencial do empresário em termos de compras e vendas.
• Abertura de novos mercados – segurança para o desenvolvimento de negócios, possibilitando maior liberdade ao empresário, para se dedicar a sua atividade produtiva.
• Maior estabilidade empresarial – o factoring assume riscos de impontualidade do comprador, ou de insolvência da empresa com títulos a vender.